Para os amantes da culinária, escolher um destino estrangeiro nas férias vai além dos pontos turísticos e opções de lazer; a gastronomia do país é peça fundamental. Alguns lugares têm nos pratos, sua cultura e costumes inseridos, além de possuir características únicas.
França
O país é considerado o berço da Alta Gastronomia, e lá, há muitos anos atrás, foi aberto o primeiro restaurante. Marcada pela tradicionalidade e elegância, a culinária francesa busca a preservação do sabor natural dos alimentos.
Cada região possui peculiaridades distintas e a cozinha é dividida em 3 vertentes: cozinha clássica, regional e nouvelle, elaborada nos anos 70, com pratos mais refinados e porções menores.
Nabo, abobrinha, cenoura, cebola e alho poró são usados em diversas receitas tradicionais da culinária francesa, além disso, entre as frutas consumidas estão o tomate, pêssego, damasco, framboesa e uvas.
Na França, as carnes de coelho, porco e carneiro são muito consumidas, além de queijos, o famoso Pão Francês e vinhos.
As refeições consistem em aperitivos, prato principal, pão e queijo e por fim a sobremesa.
Entre as sobremesas, uma das mais interessantes são as Trufas, não de chocolates ou frutas como no Brasil, mas de fungos aromáticos.
Algumas comidas típicas:
– Brioche (pão adocicado)
– Crepe (massa fina recheada)
– Petit Gâteau (bolo de chocolate recheado servido com sorvete)
Hong Kong
A gastronomia da ilha de Hong Kong encanta por preservar a tradição e influência cantonesa.
Um prato cantonês popular em Hong Kong é a carne de porco doce. O Dim Sum também é bem famoso na região – consiste em pequenas porções de pratos fritos ou preparados no vapor e servidos em recipientes de bambu. O ritual é sempre acompanhado por chá.
Nas refeições são comuns caldos e ensopados quentes e adocicados, acompanhados de cogumelos, peixes, e pé de porco ou de galinha. Portanto, geralmente só utilizam hashis e colheres para comer.
A sobremesa mais famosa é a barra de coco, um prato sofisticado, delicado e saboroso que possui gelatina branca coberta por coco ralado.
Algumas comidas típicas:
– Douhua (pudim de todu com manga)
– You Dan (bolinho de massa de peixe ao molho curry)
– Char Siu (churrasco chinês de porco assado)
Tailândia
A gastronomia Tailandesa é original e valoriza sabores, texturas e cores.
Além de ser rica em frutos do mar, utiliza em abundância produtos de origem vegetal como ceneura, brotos, e frutas tropicais como manga, abacaxi e coco.
Os pratos possuem baixo teor de gordura e são fonte de fibras e proteínas. Algumas pessoas não se adaptam inicialmente aos sabores gastronômicos tailandeses, principalmente pelo fato de vários pratos utilizarem insetos em suas receitas.
Os vegetais e frutos do mar são mergulhados em sopas de curry artesanal e molhos à base de “nam pla”, molho de peixe. O arroz jazmin, perfumado e adocidado, acompanha os principais pratos do país.
As carnes e os legumes são tradicionalmente cortados em pedacinhos pequenos, o que explica o fato dos tailandeses quase não usarem faca.
Algumas comidas típicas:
– Tom Yum Kung (sopa agripicante de camarão)
– Gai Phad Med Mamuang (frango frito com castanha de caju ao molho de ostras)
– Chu Chee Pla (peixe assado no vapor envolto pela folha de bananeira)